Select Page

Chuva mais forte do Brasil ocorreu no Acre, com registro de 158,4mm, em Feijó, e 88,2mm, em Marechal Thaumaturgo. Alerta de rápida subida do rio Juruá e de outros rios.

12h 30min

MAIOR VOLUME DE CHUVAS DO BRASIL ACONTECEU NO ACRE
O maior volume de chuvas de todo o Brasil foi registrado no Acre, nesta última quarta-feira (28/12/2017). Foi, também, a chuva mais forte e volumosa do ano no estado. Aconteceu durante a noite desta quarta-feira para quinta-feira, na cidade de Feijó, com o registro de 158,4mm, o que equivale a mais da metade da média de todo o mês de dezembro. O que mais chamou a atenção foi que, em apenas 3 horas, choveu 146,8mm, o que, por si só, já é mais da metade da média mensal.
No entanto, não para por aí, pois, em apenas 60 minutos, choveu, em Feijó, 94,2mm, e, em 15 minutos, chegou a chover 29,4mm. Essa pode ser chamada de chuva torrencial extrema. No acumulado do mês, já choveu 450mm nesta cidade. Este valor é o dobro da média climatológica de dezembro.
Como O Tempo Aqui havia previsto e anunciado, não foi só em Feijó que choveu forte e intensamente. Quase todo o vale do Juruá foi atingido, nesta quarta-feira, por chuvas torrenciais e volumosas, com valores superiores a 80mm em toda a sua extensão acima de Cruzeiro do Sul. Na cidade de Marechal Thaumaturgo, foram registrados 88,2mm de chuva.
Chuvas torrenciais, entre 40 e 80mm, ocorreram também nos vales dos rios Liberdade, Moa, Tarauacá, Muru e Envira, na serra do Divisor, no alto curso dos rios Acre e Iaco e em quase toda a extensão da BR-364, entre Sena Madureira e Tarauacá.
As condições atmosféricas vão continuar favoráveis a chuvas fortes e intensas, nos próximos dias, na maior parte do Acre.
Os dados pluviométricos apresentados foram registrados pelas estações meteorológicas e hidrológicas do Instituto Nacional de Meteorologia e da Agência Nacional de Águas.

NÍVEL DO RIO JURUÁ E DE VÁRIOS OUTROS SUBIRÁ MUITO E RAPIDAMENTE
O Tempo Aqui alerta para a rápida subida, nas próximas horas e nos próximos dias, do nível dos rios Juruá, Liberdade, Tarauacá e Envira, podendo causar transtornos em alguns pontos mais vulneráveis.
Em Marechal Thaumaturgo, o nível do rio Juruá, subiu 3 metros, nas primeiras 12 horas desta quinta-feira (29/12/2016). Assim, é importante que a população ribeirinha dos municípios de Porto Walter, Rodrigues Alves e Cruzeiro do Sul fique atenta para evitar maiores prejuízos, pois as chuvas vão continuar intensas nos próximos dias.

468 ad