Select Page

Calor e chuvas vão continuar, pelo menos até o fim de abril. Nível do rio Acre volta a subir. Tempo bom em Goiânia e Brasília.

CHUVAS JÁ PASSAM DE 8% DA MÉDIA

Chuvas de abril, na capital do Acre, já somam, até esta quinta-feira (25/4/2019), mais de 207mm, segundo registros do Instituto Nacional de Meteorologia. A média histórica do mês é de 190,3mm. Assim, já choveu mais de 8% acima da média.

Somente na última noite, de terça-feira para quarta-feira, Rio Branco teve o maior registro de chuvas de todo o Brasil, com 72,0mm, se computarmos apenas os registros do INMET.

No entanto, computando-se também os registros da Agência Nacional de águas, foram as cidades acreanas de Brasileia, com 83,8mm, e Xapuri, com 81,0mm, onde, naquele dia, ocorreram as chuvas mais intensas de todo o Brasil.

A causa de tanta chuva foi a chegada de uma fraca frente fria – a décima deste ano – no início da noite da última terça-feira, conforme previsto e anunciado por nós, com muita antecedência. A elevada umidade do ar que estava na região sofreu um resfriamento rápido, causando chuvas torrenciais, acompanhadas de raios e ventanias em algumas áreas.

 

CALOR E CHUVAS ATÉ O FIM DE ABRIL

Pelo menos até o próximo dia 30 de abril, o calor e as chuvas vão continuar, mas de forma pontual e passageira, podendo, em alguns momentos, ser fortes e acompanhadas de raios, no Acre, em Rondônia, no Amazonas, no centro, oeste e norte de Mato Grosso, na Bolívia e na região de selva do Peru.

Até o fim deste mês, não haverá nenhuma penetração de ar frio polar na Amazônia.

 

NÍVEL DO RIO ACRE VOLTOU A SUBIR

As chuvas intensas da última terça-feira, nos vales dos rios Acre, Xapuri e Rola, fizeram os níveis destes rios subirem bastante nas últimas horas.

Em Rio Branco, o nível do rio Acre voltou a subir nas últimas 24 horas, sendo que, às 15h desta quinta-feira, estava com 6,6mm, e continuava subindo, mas sem motivos para preocupações, pois poderá atingir, no máximo, 9m nos próximos dias.

 

TEMPO BOM E VENTILADO EM BRASÍLIA

Pelo menos até o fim deste mês, o tempo bom vai predominar no Distrito Federal, em Goiás e no leste de Mato Grosso, devido a um centro de alta pressão atmosférica no oceano Atlântico. Durante o dia, muito sol, mas, à noite, a temperatura fica amena, principalmente no Distrito Federal e nas áreas com maior altitude de Goiás.

Os ventos estarão intensos, soprando da direção leste, com fortes rajadas, principalmente, em Brasília e no centro, leste e sudeste de Goiás, inclusive, em Goiânia.

As chuvas, se ocorrerem, serão fracas e rápidas e, apenas, em alguns poucos pontos isolados.

Há indícios de formação de uma forte onda de frio polar, que, se for confirmada, chegará no início do próximo mês.

Portanto, acompanhe nossas atualizações para ficar melhor informado sobre o tempo nos próximos dias.

468 ad