Select Page

Alerta urgente: Semana que vem será gelada no Acre, Rondônia, Amazonas e Mato Grosso. Frio entre 5 e 9ºC, pode causar sérios transtornos à população.

NÃO SERÁ SURPRESA
Desde o mês passado, O Tempo Aqui vinha avisando que era alta a probabilidade de ocorrência de frio intenso neste mês de julho de 2017, no Acre, em Rondônia, no Amazonas, em Mato Grosso e nas planícies da Bolívia e do Peru.
A partir da última segunda-feira, dia 10, começamos a publicar o alerta diário para a chegada de uma poderosa massa de ar polar que despencaria a temperatura no Acre e nas proximidades, podendo ser a mais forte dos últimos anos.
Continuamos a confirmar este evento meteorológico, lançando a segunda etapa da Campanha do Agasalho do Inverno de 2017, pois, segundo nossas estimativas, as temperaturas deverão oscilar entre 5 e 9ºC, no leste e sul do Acre, no sul e oeste de Rondônia e na região do Pantanal de Mato Grosso, inclusive, em Cuiabá e proximidades.
No entanto, não observamos até este sábado, dia 15, nenhum movimento no sentido de providenciar agasalhos para evitar maiores sofrimentos às pessoas necessitadas.

SEMANA SERÁ GELADA
Nesta segunda-feira, logo nas primeiras horas do dia, a mais forte frente fria e, atrás dela, a mais poderosa massa de ar polar das últimas décadas, deverá derrubar brusca e acentuadamente a temperatura em todo o Acre e Rondônia e na maior parte do Amazonas e de Mato Grosso, além das planícies da Bolívia e da região de selva do Peru.
Esta intensa onda de frio, além de muito fria, será também, muito abrangente e duradoura. Segundo nossas estimativas, o frio noturno deverá durar até o amanhecer do próximo sábado, dia 22.
Durante o dia, na segunda-feira e na terça-feira, a temperatura máxima ficará abaixo de 18ºC, na maior parte do Acre, de Rondônia, de Mato Grosso e do sul e oeste do Amazonas.
As mínimas, ao amanhecer de terça-feira e até quinta-feira, poderão oscilar entre 5 e 9ºC, em cidades como Rio Branco, Brasileia, Guajará-Mirim, Vilhena, Costa Marques, Cacoal, Ji-Paraná, Cuiabá, Cáceres e proximidades.
O frio será intenso também, com mínimas entre 10 e 15ºC, em Porto Velho, Cruzeiro do Sul, Tarauacá, Ariquemes, Boca do Acre, Lábrea, Humaitá, Envira, Eirunepé e outras cidades próximas.
No leste e no sul do Acre, ou seja, nas regiões de Rio Branco e Brasileia, onde os ventos polares são mais fortes de toda a região, a sensação térmica poderá ficar até 8ºC abaixo de zero, conformes os padrões de cálculos mais modernos.
Os ventos gelados serão intensos, com rajadas que deverão passar de 70km/h, principalmente nos pontos mais elevados do terreno.
Assim, a semana que vem será gelada no Acre, em Rondônia e na maior parte de Mato Grosso e do Amazonas, além das planícies da Bolívia e do Peru.
Prepare-se, então com bons agasalhos e adote pelo menos uma pessoa necessitada para agasalhá-la.

468 ad