Select Page

Alerta especial para o Acre e áreas próximas: Chuvas intensas nesta sexta-feira poderão causar transtornos à população.

11h50min.

Chuvas torrenciais e temperatura amena 

Chuvas fortesChuvas intensas

    As condições meteorológicas estarão, nas próximas horas, altamente favoráveis à ocorrência de chuvas fortes e prolongadas no Acre e nas áreas próximas (Rondônia, Amazonas, Bolívia e Peru). O tempo ficará extremamente instável nesta sexta-feira (13/12/2019), com muitas nuvens e chuvas a qualquer momento, desde as primeiras horas do dia, principalmente nas regiões de Rio Branco, Sena Madureira e Brasileia, assim como no sul do Amazonas, no oeste de Rondônia, no norte da Bolívia e na região de selva do Peru.

    As causas deste mau tempo que se aproxima são a elevada umidade do ar, que vem do Atlântico, e a aproximação e a chegada de uma fraca frente fria. O calor vai diminuir bastante durante o dia, nesta sexta-feira, porém não haverá frio. No leste e no sul do Acre, as maiores temperaturas do dia deverão ficar abaixo de 27ºC.

    Tecnicamente, esta convergência de umidade é causada por dois sistemas atmosféricos: a Alta da Bolívia (AB), atualmente com centro no sul do Peru, cujos ventos em altitude giram no sentido anti-horário, e o Vórtice Ciclônico em Altos Níveis (VCAN), com centro atual entre o Pará e o Maranhão, cujos ventos em altitude giram no sentido horário. Assim, forma-se, entre estes dois sistemas, uma corrente de ar que traz muita umidade do Atlântico

Sistemas atmosféricos

Alta da Bolívia sobre o sul do Peru e Vórtice Ciclônico em Altos Níveis entre o Pará e o Maranhão no dia 12 de dezembro de 2019

  Assim, forma-se, entre estes dois sistemas, uma corrente de ar que traz muita umidade do oceano Atlântico para a Amazônia e o Centro-Oeste do Brasil.

  Observe no mapa feito pelo Instituto Nacional de Meteorologia, as correntes de ar causadas por estes dois sistemas meteorológicos: um centro de baixa pressão (VCAN), entre o Pará e o Maranhão, e um centro de alta pressão (AB), no sul do Peru.


Alerta de transtornos à população

    Alertamos para a alta probabilidade de ocorrerem, nestes dias, sérios transtornos à população de áreas vulneráveis, como rápida inundação de ruas, transbordamento de córregos e igarapés, queda de árvores e deslizamentos de terra.

    Assim, é importantíssimo que a população fique atenta, a fim de evitar maiores prejuízos ou transtornos.


Rios poderão transbordar nos próximos dias

    Pela primeira vez, neste período chuvoso, poderão ocorrer transbordamentos de rios acreanos e das áreas próximas dentro de 15 dias.

    Chuvas intensas também ocorrerão na próxima semana, o que deverá provocar rápida e acentuada elevação do nível dos principais rios, tendo em vista a formação simultânea, na próxima terça-feira, mais uma vez, da alta da Bolívia e do vórtice ciclônico de altos níveis, os quais formam uma corrente de umidade do Atlântico que se desloca na direção da Amazônia, passando pelo Centro-Oeste do Brasil.

    Portanto, é bastante provável que a semana de Natal seja com o nível dos rios muito alto.



    Acompanhe nossas atualizações diárias e a qualquer momento para ficar melhor informado sobre o tempo e o nível dos principais rios da região.



O Tempo Aqui, a melhor previsão de tempo para a região.



468 ad