Select Page

Alerta de temporais, com chuvas fortes, raios, ventanias e queda pontual de granizo. Tempo muda radicalmente na quinta-feira, com a chegada de uma onda de frio polar.

UMIDADE DO ATLÂNTICO

As condições atmosféricas estão altamente favoráveis à ocorrência de temporais, com chuvas fortes, raios, ventanias e queda pontual de granizo, no Acre, no Amazonas, em Rondônia, em Mato Grosso, no sul e sudoeste de Goiás, nas planícies da Bolívia e na região de selva do Peru.
Pulsos úmidos do Atlântico (PUA) começam a penetrar com mais frequência na Amazônia Ocidental e em parte do Centro-Oeste do Brasil. O calor também aumenta na região devido à posição do Sol sobre o sul do planeta, como consequência da chegada da primavera.
Assim, formam-se vários centros de baixa pressão atmosférica para onde convergem, com forte intensidade, os ventos quentes e úmidos.
Ficam, portanto, formadas as condições ideais para o desenvolvimento de tempo severo em toda a região, mas de forma pontual.
Estas condições meteorológicas favoráveis a temporais permanecerão até a próxima quinta-feira (4/10/2018). No entanto, será na quarta-feira (3/10/2018) e, principalmente, na quinta-feira (4/10/2018), que correrão os maores volumes de chuva, com raios, ventanias e queda pontual de granizo, em todo o Acre, sul e sudoeste do Amazonas e oeste de Rondônia, devido a outro fenômeno atmosférico: a aproximação e a chegada de uma forte frente fria.

 

FRIO POLAR CHEGA NA QUINTA-FEIRA

Como O Tempo Aqui vem informando desde a última terça-feira, duas ondas de frio polar começam a se formar na região da Antártica, mas apenas uma chegará ao Acre e regiões próximas.
Portanto, na próxima quinta-feira (4/10/2018), uma forte onda de frio – forte para o mês de outubro – chegará ao Acre, derrubando bruscamente a temperatura.
Pelas nossas estimativas, o Acre, o oeste e sul de Rondônia, o sul e sudoeste do Amazonas, a região do Pantanal de Mato Grosso, as planícies da Bolívia e o leste e sudeste da região de selva do Peru, terão queda brusca da temperatura. O fenômeno, portanto, será forte o suficiente para caracterizar uma friagem entre os dias 4 e 6 de outubro.
No entanto, acompanhe nossas atualizações diárias, pois poderão ocorrer algumas alterações no comportamento da atmosfera, não previstas no momento.

468 ad