Select Page

Alerta de temporais, com chuvas fortes, raios e ventanias, no Acre, Rondônia e Amazonas.

CALOR ABAFADO E CHUVAS

Como O Tempo Aqui já informou na última segunda-feira, o calor abafado e as chuvas vão continuar a predominar, pelo menos até o próximo domingo (29/4/2018), no Acre, no Amazonas, em Rondônia, no noroeste e norte de Mato Grosso, no norte e nordeste da Bolívia e na região de selva do Peru.
Nesta quarta-feira, a chegada de uma fraca frente de origem subtropical deixa o tempo bastante instável e pode provocar novos temporais, a partir da tarde e durante a noite, principalmente no leste e sul do Acre e centro, leste, sul e oeste de Rondônia, além do norte e nordeste da Bolívia e do sudeste do Peru. Assim, é importante que a população fique atenta, pois poderão ocorrer transtornos como rápida inundação de ruas, transbordamentos de córregos e queda de galhos e árvores.

 

TEMPORAIS OCORRERAM NO DIA ANTERIOR

Na última terça-feira (24/4/2018), o Acre foi atingido por fortes temporais, com chuvas intensas, muitos raios e ventanias acima de 50km/h.
Em Rio Branco, as chuvas duraram mais de 7 horas consecutivas e foram registrados 53,4mm.
Não foi diferente em Brasileia, com 65,8mm, em Cruzeiro do Sul, com 52,6mm, e em Feijó, com 37,2mm, só para citar alguns exemplos.
Na previsão publicada por O Tempo Aqui, no dia anterior, o nível de alerta foi elevado para alto, pois a aproximação da frente fria e a penetração de elevada umidade do ar deixariam as condições do tempo bastante severas.

 

MASSA DE AR FRIO POLAR SOFRERÁ BLOQUEIO

Uma poderosa onda de frio polar entrará na América do Sul nos próximos dias, devendo atingir o extremo sul do Brasil no fim deste mês de abril, porém, será no começo de maio que o frio será um pouco mais intenso naquela parte do Brasil, mais precisamente, no sul e no oeste do Rio Grande do Sul.
Não será desta vez que o Acre e as regiões próximas sentirão uma típica friagem, pois, como O Tempo Aqui vinha informando diariamente, poderia ocorrer algum tipo de bloqueio, o que realmente ocorrerá. Um bloqueio atmosférico formado por uma massa de ar seco e de alta pressão atmosférica, no caminho que tal massa de ar faz até chegar à Amazônia, dificultará o avanço do ar polar.
Assim, apenas uma pequena parcela de ar frio poderá atingir o sul da Amazônia Ocidental, nos primeiros dias de maio. No entanto, ainda não se pode afirmar muita coisa.
Continue acompanhando nossas atualizações, pois poderão ocorrer novas alterações no comportamento da atmosfera.

468 ad