Select Page

Alerta de tempo severo, com chuvas intensas, no domingo. Temperatura diminui e nível dos rios sobe rapidamente.

FRIOZINHO COM CHUVAS TORRENCIAIS

O primeiro domingo de dezembro de 2018 será com chuvas intensas e queda da temperatura no Acre, em Rondônia, em Mato Grosso, em Goiás, no Distrito Federal, no sul do Amazonas e nas planícies da Bolívia e da região de selva do Peru.
Uma frente fria chega ao Acre neste domingo (2/12/2018). Na sequência, no sul da Amazônia Ocidental e em parte do Centro-Oeste do Brasil, haverá incursão de uma parcela de ar um pouco mais frio, diminuindo sensivelmente a temperatura, podendo até caracterizar uma leve friagem no Acre, no sul e oeste de Rondônia, no Pantanal de Mato Grosso, no sul do Amazonas e nas planícies da Bolívia do sul da região de selva do Peru.
Desde as primeiras horas deste domingo e durante todo o dia e a noite para segunda-feira, ocorrerão chuvas a qualquer momento, sendo que, em alguns momentos e lugares, serão fortes e acompanhadas de raios e ventanias. Assim, o tempo ficará extremamente instável, com muitas nuvens, chuvas e temperatura bem abaixo da média, inclusive na segunda-feira.
Nossas estimativas são de que, em média, nestes próximos dois dias – até segunda-feira – o acumulado de chuvas gire entre 50 e 100mm, no leste e no sul do Acre e no sul do Amazonas, e entre 30 e 60mm, no centro e no oeste acreano. A situação mais séria deverá ocorrer em Rondônia, em Mato Grosso, em Goiás e na Bolívia, onde os acumulados neste fim de semana podem ficar situados entre 100 e 300mm.
As causas principais do mau tempo destes primeiros dias de zembro são a chegada da frente fria, a elevada umidade do ar e a formação de dois centros de baixa pressão atmosférica, sendo um entre o Acre e Rondônia, e, outro, entre o Paraguai e o litoral sul do Brasil.
Como já informamos anteriormente, as chuvas intensas que estão ocorrendo na região são consequência principal do aquecimento das águas superficiais do oceano Atlântico Norte, entre o Brasil e a África, cuja temperatura está cerca de 1ºC acima da média, o que provoca uma evaporação mais acentuada. Assim, os ventos trazem esta umidade para o continente e provocam chuvas abundantes, que devem continuar até meados de março de de 2019, fazendo um verão extremamente chuvoso.

 

ALERTA DE TRANSTORNOS À POPULAÇÃO

O Tempo Aqui alerta que, neste domingo e na segunda-feira, será alta a probabilidade de ocorrência de sérios transtornos à população, como rápida inundação de ruas, transbordamentos de córregos e igarapés, queda de galhos e árvores, danos às edificações e deslizamentos de terra.
Assim, é importantíssimo que a população fique atenta, a fim de evitar maiores prejuízos ou transtornos.

 

ALERTA DE RÁPIDA SUBIDA DO NÍVEL DOS RIOS

Os níveis de todos os rios da região terão rápida e acentuada elevação na próxima semana, sendo que os rios menores poderão transbordar a qualquer momento já a partir deste sábado, como é o caso do igarapé São Francisco, em Rio Branco.
Em Cruzeiro do Sul, como O Tempo Aqui vem alertando há mais de uma semana, o nível do rio Juruá vai continuar subindo bastante nos próximos dias e deverá passar de 14 metros, não sendo surpresa se atingir a maior cota desde que começou a ser medida oficialmente. Na tarde deste sábado, seu nível já era de 13,58m
Alerta também para as cidades acreanas de Sena Madureira e Tarauacá, pois os níveis dos rios Iaco e Tarauacá deverão ter rápida elevação nos próximos dias.
Em Rio Branco, o rio Acre, neste sábado, marcava 7,40m, devendo baixar um pouco mais até a manhã de domingo, quando voltará a subir rapidamente, tendo em vista o enorme volume das chuvas ocorridas nas últimas 48 horas e das que ocorrerão neste fim de semana. Neste sábado, choveu torrencialmente, entre 50 e 100mm, nas bacias hidrográficas dos rios Rola e Xapuri e no vale do alto curso do rio Acre.
Nossas estimativas são de que o nível do rio Acre, em Rio Branco, supere a marca de 11 metros na próxima semana.
Em Rondônia, alguns rios, nos próximos dias, poderão transbordar e causar sérios transtornos à população, como por exemplo, o rio Machado, em Jaci-Paraná.
Os rios Guaporé, Mamoré e Madeira também terão seus níveis aumentados significativamente nos próximos dias, tendo em vista as chuvas intensas que têm ocorrido em territórios boliviano e peruano.
Acompanhe nossas atualizações para ficar melhor informado sobre o tempo e a tendência do nível dos principais rios da região.

468 ad