Select Page

ALERTA: Cruzeiro do Sul terá enchente com mais de 14m nesta semana. Rio Acre segue sem nenhum perigo de transbordar nos próximos dias.

12h 30min

PLANTÃO DO VERÃO 2017
RIO JURUÁ JÁ TRANSBORDA EM CRUZEIRO DO SUL
O nível do rio Juruá, em Cruzeiro do Sul, passou da cota de transbordamento que é de 13 metros, no último domingo, dia 15 de janeiro.
O Tempo Aqui alerta que, nos próximos dias, ainda durante esta semana, seu nível deverá passar de 14 metros, tendo em vista que ocorreram, nas últimas 24 horas, chuvas torrenciais, estimadas em mais de 60mm, em uma vasta área de, aproximadamente, 5.000 quilômetros quadrados, desde a serra do Divisor até as nascentes do rio Liberdade, incluindo os vales dos rios Juruá-Mirim, Ouro Preto e Tejo, todos afluentes do Juruá, entre os municípios de Porto Walter e Marechal Thaumaturgo.
Além desse imenso volume de água pluvial que atingiu essa área, chuvas também intensas, estimadas entre 30 e 60mm, ocorreram no alto curso do rio Juruá, no município de Marechal Thaumaturgo e em território peruano.
Na cidade de Marechal Thaumaturgo, o nível do rio subiu mais de 2 metros, em apenas 18 horas, e continua subindo rapidamente.
Assim, não é previsão, mas a confirmação de que toda essa água terá que passar por Cruzeiro do Sul e, inevitavelmente, o nível do rio Juruá, nesta cidade, subirá muito e deverá ficar acima de 14 metros ainda durante esta semana, ou seja, mais de 1m superior à cota de transbordamento.

EM RIO BRANCO, O RIO ACRE NÃO OFERECE NENHUM PERIGO
As chuvas que atingiram a capital do Acre, nestes 16 primeiros dias de janeiro de 2017, somam em torno de 65% do total esperado para todo o mês, segundo os dados oficiais registrados pelo INMET e que é referência para qualquer comparação quanto à média climatológica de Rio Branco.
No entanto, O Tempo Aqui esclarece que essas chuvas, embora diárias, não têm sido volumosas em toda a extensão da bacia hidrográfica do rio Acre, acima de Rio Branco, exceto, no vale do riozinho do Rola.
O nível no início da tarde desta segunda-feira, dia 16, era de 9,3 metros, em Rio Branco, enquanto em Brasileia, estava em torno de apenas 4 metros.
Praticamente, todo este volume do rio Acre, na capital acreana, é originária das chuvas que ocorreram no vale do riozinho do Rola.
Não há, portanto, nenhum perigo, pelo menos até a próxima semana, de que o nível do rio sequer fique próximo da cota de alerta, que é de 13,5m.

TARAUACÁ PODE SOFRER COM ENCHENTE A QUALQUER MOMENTO
Em Tarauacá, o nível do rio mantém-se oscilando em torno de 8 metros, mas poderá transbordar a qualquer momento, porém, por enquanto, não há uma tendência imediata de que possa ocorrer uma cheia de proporções alarmantes.
As chuvas que ocorrem no seu alto curso e no vale do rio Muru, não têm sido intensas e generalizadas, mas apenas em pontos isolados, não abrangendo, ainda, áreas maiores.

O TEMPO AQUI ESTÁ ATENTO
As chuvas prometem continuar intensas no vale do Juruá e dentro da normalidade nas demais áreas, porém, poderá chover forte e intensamente em qualquer município durante esta semana, mas em pontos isolados.
O Tempo Aqui está atento e informará, através do Plantão do Verão 2017, a situação do nível dos principais rios e as probabilidades de ocorrência de transbordamentos e inundações no Acre, em Rondônia, no Amazonas, na Bolívia e no Peru.
Leia as probabilidade dessas ocorrências, publicadas por O Tempo Aqui, na última quinta-feira, dia 12 de janeiro.
Acompanhe nossas atualizações para ficar bem informado.

468 ad