Select Page

Acre registrou a menor temperatura do ano, com 12,3ºC, nesta segunda-feira. Recorde de frio também no Brasil, com -8,1ºC, no estado do Rio de Janeiro. Semana será com tempo seco e ensolarado.

FRIO RECORDE NO ACRE E NO BRASIL

O início da manhã desta segunda-feira (8/7/2019) registrou a menor temperatura deste ano, até o momento, no Acre e no Brasil.
O dia começou com apenas 12,3ºC, nas cidades acreanas de Epitaciolândia e Brasileia, exatamente dentro do previsto por nós e anunciado com vários dias de antecedência. O Acre registrou as menores temperaturas da região Norte do Brasil.
Recorde de frio também foi registrado em Rio Branco, com 14,1ºC, ao amanhecer de domingo. Nesta segunda-feira, a capital do Acre começou o dia com 14,8ºC.
Todas as cidades acreanas registraram, nas últimas 48 horas, as menores temperaturas deste ano, até o momento. Em Cruzeiro do Sul, a mínima foi 16,1ºC, registrada nesta segunda-feira. No parque Estadual do Chandless, a mínima foi 12,5ºC.
No sábado (6/7/2019), durante o dia inteiro, foi registrada, em Epitaciolândia e Brasileia, máxima de apenas 19,4ºC, e, em Rio Branco, somente 20,2ºC.
A onda de frio foi tão abrangente que esfriou até na linha do equador, na cidade amazonense de São Gabriel da Cachoeira, com 19,8ºC. Em Benjamim Constant, no oeste do Amazonas, a temperatura mínima foi 17,9ºC.
Em Goiás, foram registradas temperaturas de:
. 2,4ºC, em Rio Verde;
. 2,9ºC, em Morrinhos;
. 3,7ºC, em Itumbiara;
. 4,2ºC, em Ipameri;
. 5,4ºC, em Mineiros;
. 5,8ºC, em Goiânia.
Mato Grosso registrou mínimas de:
. 5,1ºC, em Alto Araguaia;
. 6,2ºC, em Alto Taquari;
. 6,9ºC, em Comodoro, muito próximo de Rondônia;
. 10,6ºC, em Cuiabá;
. 12,4ºC, em Juína.
No Distrito Federal, o menor registro das últimas 48 horas foi 5,7ºC, na estação meteorológica do Gama.
No Brasil, esta segunda-feira registrou a menor temperatura do ano, até o momento, com -8,1ºC, no município de Itatiaia, no estado do Rio de Janeiro.

MÍNIMAS NO ACRE, RONDÔNIA E AMAZONAS

Confira as menores temperaturas registradas, nas últimas 48 horas, pelo Instituto Nacional de Meteorologia, em ordem crescente, no Acre, em Rondônia e no Amazonas:
. 12,3ºC, em Epitaciolândia (Acre) e em Brasileia (Acre);
. 12,5ºC, no Parque Estadual do Chandless (Acre);
. 14,1ºC, em Rio Branco (Acre);
. 14,5ºC, em Cacoal (Rondônia);
. 14,6ºC, em Vilhena (Rondônia);
. 15,6ºC, em Marechal Thaumaturgo (Acre);
. 15,8ºC, em Ariquemes (Rondônia);
. 15,9ºC, em Feijó (Acre);
. 16,0ºC, em Eirunepé (Amazonas);
. 16,2ºC, em Boca do Acre (Amazonas);
. 16,3ºC, em Porto Walter (Acre);
. 16,4ºC, em Porto Velho (Rondônia) e em Lábrea (Amazonas);
. 16,5ºC, em Tarauacá (Acre);
. 17,9ºC, em Benjamim Constant (Amazonas);
. 19,8ºC, em São Gabriel da Cachoeira (Amazonas).

SEMANA SECA E ENSOLARADA

Pelo menos até a próxima sexta-feira (12/7/2019), o tempo será seco e ensolarado, com temperaturas noturnas amenas, no Acre, em Rondônia, em Mato Grosso, em Goiás, no Distrito Federal e no sudeste, sul e sudoeste do Amazonas, assim como nas planícies da Bolívia e do centro e sul da região de selva do Peru.
Não deverá chover nessa área, pois uma intensa massa de ar seco, de origem polar, não permitirá a formação de nuvens de chuva.
Assim, os dias serão quentes e ensolarados e as noites, estreladas e amenas. Em muitas cidades, as noites serão frias durante esta semana.

468 ad