Select Page

Acre continua liderando no frio da Amazônia, com 13,0ºC, nesta quinta-feira. Amazonas é o segundo colocado e Rondônia, o terceiro em temperatura baixa.

O FRIO NOTURNO CONTINUOU NA AMAZÔNIA E ATÉ MANAUS ESFRIOU
Esta quinta-feira, 22 de junho de 2017, amanheceu, pelo terceiro dia consecutivo, com temperaturas abaixo de 15ºC na Amazônia Ocidental. Foram dois dias seguidos com recordes de frio deste ano no Acre.
Nesta quinta-feira, o Acre, com mínima de 13,0ºC, liderou, mais uma vez, com as menores temperaturas da região Norte do Brasil, sendo que, no dia anterior, registrou 12,8ºC. Em segunda colocação vem o Amazonas, com 14,7ºC, e, em terceira posição, Rondônia, com mínima de 17,9ºC.
No Amazonas, outra vez, foi a cidade de Eirunepé que registrou a menor temperatura amazonense.
Em Rondônia, fato curioso é que Porto Velho, com altitude abaixo de 100m e mais ao norte, foi mais fria que Vilhena, com altitude acima de 500m e bem mais ao sul. A princípio, tal fenômeno deixa muita gente boquiaberta. A explicação é simples: a massa de ar polar passou por Vilhena e ficou mais tempo em Porto Velho, que, tendo menor altitude, favoreceu o escoamento do ar frio, que é mais denso.
Rio Branco, a capital do Acre também começou, pelo terceiro dia consecutivo, com temperatura baixa, tendo a noite mais fria dentre todas as capitais do Norte e Nordeste e da maioria das capitais do centro-sul do Brasil, com mínima, nesta quinta-feira, de apenas 14,4ºC, sendo que, no dia anterior, ocorreu o recorde deste ano, com 13,6ºC.
Como O Tempo Aqui previu e anunciou, até Manaus sentiu o efeito desta onda de frio polar. A capital amazonense amanheceu nesta quinta-feira, com temperatura de 21,1ºC, após um temporal, com chuvas intensas, ventanias e muitos raios, causado pela aproximação e o choque da frente fria, já muito enfraquecida, com os pulsos úmidos vindos do Atlântico. A temperatura despencou, em Manaus, por volta das 4 horas da manhã, passando, em menos de 60 minutos, de 27ºC para 21ºC. Nos dias anteriores, Manaus registrava noites muito quentes e abafadas, com mínimas que oscilavam entre 25 e 27ºC, no final das noites, o que é comum na capital amazonenses.
Confira as menores temperaturas registradas nesta quinta-feira, 22 de junho de 2017, na Amazônia:
1 – 13,0ºC, em Brasileia e Epitaciolândia, no Acre;
2 – 14,4ºC, em Rio Branco, capital do Acre;
3 – 14,7ºC, em Eirunepé, no Amazonas;
4 – 15,4ºC, em Tarauacá, no Acre;
5 – 16,3ºC, no Parque Estadual do Chandless, no Acre;
6 – 16,9ºC, em Boca do Acre, no Amazonas;
7 – 17,9ºC, em Cacoal, em Rondônia;
8 – 18,0ºC, em Cruzeiro do Sul, no Acre;
9 – 18,1ºC, em Porto Velho, capital de Rondônia;
10 – 18,5ºC, em Vilhena, em Rondônia.

468 ad