Select Page

Tempo muda semana que vem, no Acre, com chegada de ar polar. Após chuvas volumosas, umidade do ar e temperatura diminuem um pouco.

CHUVAS FORTES ANTECEDEM A CHEGADA DE AR FRIO POLAR
A segunda penetração de ar polar de 2017, no Acre, ocorre na próxima semana, como O Tempo Aqui previu e anunciou no último dia de março.
Uma frente fria chega ao estado, na segunda-feira, dia 10 de abril, ou, mais provavelmente, no dia seguinte, terça-feira. Será uma frente fria fraca, mas o ar polar que vem na sua retaguarda deverá diminuir um pouco a temperatura e deixá-la agradável durante quase toda a semana, no Acre, principalmente, no leste e no sul do estado.
Assim, no domingo e na segunda-feira próximos, as chuvas pré-frontais e frontais – aquelas provocadas pela aproximação e chegada de frentes frias – deverão ser fortes e volumosas, com possibilidade de muitos raios e ventanias, em vários pontos do Acre, do sul do Amazonas, do sul e oeste de Rondônia, do Pantanal de Mato Grosso, da Bolívia e do leste e sudeste do Peru.

SEMANA QUE VEM TERMINA COM OUTRA FRENTE FRIA
Outra frente fria, um pouco mais forte, deverá chegar ao Acre, entre os dias 14 e 17 de abril, com ventos mais fortes, sendo, logo em seguida, sucedida por mais uma penetração de ar seco polar. Esta segunda incursão de ar polar deverá ser um pouco mais intensa e provocar uma queda um pouquinho maior da temperatura, mas nada que possa ser caracterizado como uma típica friagem.
Portanto, a próxima semana será ventilada e terá temperatura mais agradável. Haverá um período de cerca de dez dias com chuvas menos intensas e menos frequentes no Acre, principalmente, no leste e no sul do estado. Há, inclusive, possibilidade de que as chuvas cessem por uns quatro ou cinco dias sucessivos na maior parte do Acre, do sul e oeste de Rondônia, do sul do Amazonas, do leste e sudeste do Peru e da região de terras baixas da Bolívia.
No entanto, estas perspectivas de tempo podem ser alteradas, pois não há, ainda, a firmeza nas interpretações de como será o exato comportamento da atmosfera. Há possibilidades de que a temperatura caia mais do que o previsto no momento ou, até mesmo, de ocorrência do fenômeno da friagem, entre os dias 12 e 18 de abril.
Acompanhe nossas atualizações, pois O Tempo Aqui informará o desenvolvimento e o deslocamento dessas massas de ar polar que estão na iminência de entrar na Amazônia Ocidental.

468 ad