Select Page

Tempo muda com a chegada de mais uma onda de frio à Amazônia e ao Centro-Oeste do Brasil. Ventos intensos e queda da temperatura marcam os próximos dias.

FRIO COM VENTOS FORTES

Uma onda de frio avança rapidamente na direção do sul da Amazônia Ocidental. Neste domingo (8/7/2018), às 5 horas da tarde, a frente fria já se aproximava de Rondônia e do Acre, onde chegará na manhã desta segunda-feira (9/7/2018).
A temperatura declina rapidamente com a chegada dos primeiros ventos originários da região polar. As rajadas podem passar de 50km/h, em alguns pontos.
Tais ventos estarão soprando intensamente da direção sudeste até, pelo menos, a próxima terça-feira.
A temperatura cai no Acre, em Rondônia, em Mato Grosso, no sul e sudoeste de Goiás, no sul, sudoeste e oeste do Amazonas, nas planícies da Bolívia e na região de selva do Peru.
As menores temperaturas, no Acre, devem oscilar entre 13 e 16ºC, no leste e no sul do estado, e, entre 15 e 18ºC, no vale do Juruá e na região de Tarauacá.
Em Rondônia, as mínimas vão variar entre 12 e 15ºC, no sul e no oeste rondoniense, e, entre 15 e 18ºC, em Porto Velho e proximidades.
Já, no Amazonas, os menores valores serão registrados nas regiões de Boca do Acre, de Lábrea e de Eirunepé, com minimas entre 14 e 17ºC.
A queda maior será em Mato Grosso, principalmente nas regiões de Cuiabá e do Pantanal, com mínimas entre 9 e 12ºC.
Em Goiás, a queda um pouco mais acentuada ocorrerá nas regiões de Mineiros, de Rio Verde e de Itumbiara, ou seja, no sul e no sudoeste do estado, com minimas entre 10 e 12ºC.
Há possibilidade de ocorrência de chuvas passageiras e pontuais no Acre e no sul e oeste do Amazonas, principalmente na região do vale do Juruá.
A temperatura máxima, durante o dia, deve ficar abaixo de 23ºC, no leste e no sul do Acre e no sul e oeste de Rondônia. Já, em Mato Grosso, nas regiões de Cuiabá e do Pantanal, a máxima deve ficar abaixo de 20ºC,  na segunda-feira e na terça-feira.
A temperatura noturna só voltará a aumentar na próxima sexta-feira. Até lá, as noites estarão frias na região.

 

UMIDADE FICA AINDA MAIS BAIXA

Nos próximos dias, a umidade relativa do ar deverá ficar ainda mais baixa, pois o ar polar que penetrará na região é extremamente seco.
Assim, novos recordes de baixa umidade deverão ser registrados durante esta e a próxima semana.

468 ad