Select Page

Rio Acre, em Rio Branco, transbordará nas próximas horas. Nível do rio Juruá ainda sobe. Chuvas continuarão intensas nos próximos sete dias.

RIO ACRE PODE CHEGAR A 15m

O nível do rio Acre continua subindo nesta quarta-feira (6/2/2019) em Rio Branco, em Xapuri e em Brasileia, assim como o de seus dois principais afluentes.

Em Rio Branco, como O Tempo Aqui havia anunciado, o dia começou com as colunas das pontes tomadas por enorme quantidade de troncos e galhos de árvores (balseiros). Na ponte metálica, duas de suas colunas ficaram literalmente unidas por tais balseiros.

Todo esse volume de água é consequência das chuvas intensas do último fim de semana, causadas pela chegada de uma frente fria e a elevada umidade do ar que está na região.

Às 13h desta quarta-feira, o nível do rio Acre, em Rio Branco, era 13,8m, faltando apenas 20cm para atingir a cota de transbordamento, o que ocorrerá até a manhã de quinta-feira (7/2/2019).

Nossas estimativas são de que, até o fim desta semana, o rio Acre, na capital acreana, fique próximo de 14,5m, superando a última marca, ocorrida no dia 19 de janeiro. No entanto, com as chuvas intensas que virão, seu nível poderá atingir 15m na próxima semana.

Na cidade de Brasileia, o rio já está com 10,4m, ou seja, faltando 1m para a cota de transbordamento, enquanto, em Xapuri, seu nível é de 11,3m.

Na cidade de Cruzeiro do Sul, o nível do rio Juruá continua subindo lentamente e, no início da tarde desta quarta-feira, marcava 13,5m, podendo chegar 13,7m até o fim de semana.

O rio Iaco, em Sena Madureira, já está com 14,5m, ou seja, 50cm acima da cota de alerta, e deverá continuar a subir lentamente nos próximos dias.

O nível do rio Tarauacá, na cidade de mesmo nome, também tem subido bastante nos últimos dias e poderá subir ainda mais até a próxima semana.

 

VEM MUITA CHUVA ATÉ O DIA 13

Se avaliarmos apenas as chuvas que ocorreram até esta data, não haveria motivos para preocupações alarmantes em relação a enchentes e inundações.

No entanto, as condições atmosféricas atuais, segundo nossa análise e interpretação, indicam que continuarão a ocorrer chuvas intensas e diárias nos próximos sete dias, ou seja, até, pelo menos o dia 13 de fevereiro, quando chegará ao Acre a terceira frente fria de 2019, que provocará chuvas ainda mais fortes na região.

Chuvas intensas ocorrerão nos próximos sete dias também em Rondônia, no Amazonas, em Mato Grosso, em Goiás, no Distrito Federal, na Bolívia e no Peru.

Acompanhe nossa atualizações diárias para ficar melhor informado sobre o tempo e a tendência do nível dos principais rios da região.

468 ad