Select Page

Primeiro friozinho polar de 2020 chega neste fim de semana e provoca temporais, com chuvas fortes, raios e ventanias

13h55min.

Ar polar chega e muda o tempo

    A temperatura diminui neste fim de semana com a chegada da primeira massa de ar polar de 2020 ao Acre, Amazonas, Rondônia, Mato Grosso, Bolívia e Peru.

    A região ainda está em pleno verão – a estação das chuvas e do calor abafado – mas a primeira frente fria do ano chega nesta sexta-feira (21/2/2020), na parte da tarde ou no início da noite. Não será somente a frente fria que vai chegar, mas, também, uma massa de ar polar que vai diminuir a temperatura no sábado e no domingo.

    É provável que seja caracterizada uma leve friagem na região, pois a temperatura diurna deverá ficar abaixo de 24ºC, com ventos intensos, céu encoberto e chuvas a qualquer momento. Ao amanhecer de sábado, de domingo e de segunda-feira, a temperatura mínima deverá oscilar entre 18 e 20ºC no leste e no sul do Acre, no sul e oeste de Rondônia, na região do Pantanal de Mato Grosso, no extremo sul do Amazonas e nas planícies da Bolívia e do sudeste da região de selva do Peru.


Até lá, calor abafado e chuvas pontuais

    O calor abafado e as chuvas passageiras e pontuais, que podem ser fortes, vão predominar até a próxima sexta-feira, quando chegará a frente fria.

    Na quinta-feira, o calor será intenso no Acre nas áreas próximas, devido à aproximação da frente fria. Até lá, poderão ocorrer novos recordes de calor deste ano.

    A temperatura começará a declinar a partir do fim da tarde de sexta-feira.


Alerta de temporais

    A chegada dessa frente fria na próxima sexta-feira provocará temporais, com chuvas fortes, raios e ventanias em áreas de qualquer município da região. Em alguns pontos, poderá ocorrer queda de granizo.

    Alertamos, portanto, para a possibilidade de ocorrência de transtornos à população de pontos vulneráveis, como rápida inundação de ruas, transbordamento de córregos e igarapés, queda de galhos e árvores e destelhamento de edificações, além do perigo potencial dos raios.

    Assim, é importante que a população fique atenta, a fim de evitar maiores prejuízos ou transtornos.

    Acompanhe nossas atualizações diárias.

468 ad