Select Page

Previsão para a semana é de muita chuva. Nível dos rios pode subir bastante.

PREVISÃO PARA A SEMANA, ATÉ DOMINGO (24/2/2019)

O tempo não muda significativamente, pelo menos até domingo (24/2/2019). A elevada umidade do ar – originária do oceano Atlântico – vai continuar provocando chuvas diárias no Acre, Rondônia, Amazonas, Mato Grosso, Goiás, Distrito Federal, Bolívia e Peru.

Em alguns dias, ocorrerão chuvas intensas, com acumulado considerável, podendo causar transtornos à população de áreas vulneráveis, como rápida inundação de ruas, transbordamentos de córregos e igarapés e deslizamentos de terra.

Raios e ventanias serão raros, mas poderão ocorrer em alguns momentos e em alguns pontos da região.

A temperatura não sofre alteração, ou seja, em alguns dias, o calor abafado vai predominar, em outros, o friozinho leve, devido à enorme quantidade de nuvens e às chuvas intensas.

Os ventos, durante toda esta semana, também não sofrerão mudanças quanto à direção. Continuarão a soprar da direção norte, com variações de noroeste e de nordeste, em geral, com fraca intensidade, porém, em alguns momentos, poderão ocorrer rajadas moderadas.

Nossas estimativas de acumulado médio de chuvas, entre esta segunda-feira e o próximo domingo, são:
– Acre e Amazonas (centro, sudeste, sul, sudoeste e oeste), entre 40 e 80mm;
– Rondônia, Mato Grosso, Goiás e Distrito Federal, entre 50 e 100mm;
– Bolívia (centro, norte, nordeste e leste) e Peru (norte, leste e sudeste da região de selva) entre 50 e 100mm;
– Bolívia (sudoeste, oeste e noroeste) e Peru (Andes orientais e sul, sudoeste, oeste e noroeste da região de selva): entre 100 e 200mm.

 

NÍVEL DOS RIOS

No Acre, os níveis dos principais rios estão próximos da cota de alerta. O rio Juruá, em Cruzeiro do Sul, no entanto, continua acima da cota de transbordamento.

No momento, é o rio Iaco, em Sena Madureira, que merece mais atenção, pois seu nível está acima da cota de alerta e a tendência é de subir mais nos próximos dias, tendo em vista as chuvas que continuarão a ocorrer.

Em Rio Branco, o nível do rio Acre subiu bastante nos últimos três dias, mas, por enquanto, não é motivo para preocupação alarmante. No entanto, as chuvas intensas que deverão ocorrer durante esta semana poderão causar transbordamento em Rio Branco.

Confira a posição e a tendência dos níveis dos principais rios acreanos e do rio Madeira, às 13h desta segunda-feira (18/2/2019):
– em Rio Branco, o rio Acre estava com 13,02m, subindo lentamente, mas começará a baixar a partir desta terça-feira;
– em Cruzeiro do Sul, o rio Juruá estava com 13,35, estável, mas deverá baixar nos próximos dias;
– em Sena Madureira, o rio Iaco estava com 14,45m, subindo lentamente, mas deverá baixar nos próximos dias, porém, com tendência a subir em seguida, devido às chuvas que ocorrerão esta semana;
– em Tarauacá, o rio Tarauacá poderá subir rapidamente durante esta semana e transbordar;
– em Rondônia, o rio Madeira mantem-se estável e não há, segundo nossa análise, perspectivas de inundações alarmantes, semelhantes às ocorridas em 2014.

Acompanhe nossas atualizações diárias e a qualquer momento, a fim de ficar melhor informado sobre o tempo e a tendência dos principais rios da região.

468 ad