Select Page

Chuvas vão predominar esta semana na Amazônia Ocidental e no Centro-Oeste do Brasil. Nível do rio Acre volta a subir.

CHUVAS DIÁRIAS VÃO PREDOMINAR

CHOVE MUITO NO FIM DE SEMANA

Características básicas do verão amazônico, o calor, a alta umidade do ar e as chuvas diárias, em geral, passageiras e pontuais, vão predominar, pelo menos até o próximo domingo – 4/2/2018 – na maior parte do Acre, de Rondônia, do Amazonas, de Mato Grosso, de Goiás, do Distrito Federal e das regiões andinas e de planícies do Peru e da Bolívia.
No Acre, as chuvas mais volumosas deverão ocorrer entre sexta-feira e domingo, mas, antes, chove diariamente, em geral, de forma pontual e passageira. Será no leste e no sul do estado onde as chuvas serão mais fortes, podendo ser acompanhadas de raios e ventanias moderadas. No vale do Juruá, vão predominar o sol e o calor, durante esta semana, não se descartando a possibilidade de chuvas intensas, com raios, em alguns dias.
Em Mato Grosso, em Goiás e no Distrito Federal, as condições atmosféricas estarão altamente favoráveis à ocorrência de chuvas fortes e volumosas, acompanhadas de temporais, principalmente a partir de quarta-feira, podendo causar transtornos à população de áreas vulneráveis.
Chove muito também na maioria dos dias desta semana, mas de forma mais pontual, em áreas de Rondônia e do leste e sudeste do Amazonas.

PLANTÃO DO VERÃO 2018

NÍVEIS DOS RIOS VOLTAM A SUBIR ESTA SEMANA

Os níveis dos rios Acre, Iaco e Purus e de seus afluentes voltarão a subir durante esta semana. Em Rio Branco, o rio Acre, que, nesta segunda-feira – 29/1/2018 -, baixou para cerca de 9 metros, terá seu nível aumentado novamente, mas sem causar, por enquanto, maiores preocupações.
Quanto aos rios Juruá e Tarauacá, não oferecem nenhum perigo iminente, pois as chuvas ficaram abaixo da média no seu alto curso nos últimos dias.
Em Rondônia, o rio Madeira mantém-se relativamente estável, mas poderá subir um pouco mais nos próximos dias tendo em vista que ocorreram chuvas torrenciais em parte do território boliviano nos últimos dias, mas nada que ofereça muita preocupação.
Acompanhe nossas atualizações diárias para ficar melhor informado sobre o tempo na região e a tendência dos rios nos próximos dias.

468 ad