Select Page

Chuvas intensas neste fim de semana podem provocar sérios transtornos à população. Muitos rios deverão transbordar e provocar inundações nos próximos dias.

CHUVAS FORTES E TEMPORAIS

O tempo estará extremamente instável e severo, com chuvas intensas, neste fim de semana e durante toda a próxima semana, no Acre, em Rondônia, no Amazonas, em Mato Grosso, em Goiás, no Distrito Federal, na Bolívia e no Peru.
O verão de 2018 para 2019 ainda nem começou, mas as condições atmosféricas já estão extremamente favoráveis à ocorrência de chuvas fortes e diárias até, pelo menos, o próximo dia 2 de dezembro.
Nossas estimativas são de que, neste intervalo de tempo, o acumulado média de chuvas na região seja de 100mm, podendo, em vários municípios, passar de 200mm, principalmente, no Acre, em Rondônia, no Amazonas, na Bolívia, no Peru e em Goiás.
Neste fim de semana, poderão ocorrer temporais com chuvas fortes, raios, ventanias e queda pontual de granizo em vários pontos da região.
A temperatura fica amena, principalmente neste domingo e na segunda-feira, com máximas inferiores a 26ºC no Acre e proximidades, e abaixo de 22ºC, no Distrito Federal e em áreas de Goiás.

 

POR QUE TANTA CHUVA?

São várias as causas de tanta chuva neste fim de semana: uma frente frente fria – que avança rapidamente na direção do Acre -, intensa penetração de umidade do Atlântico e a formação de um centro de baixa pressão atmosférica entre o Paraguai e o Brasil.
Já, na próxima semana, a causa de tanta chuva será a formação de mais uma zona de convergência de umidade (ZCOU), que é uma faixa de nuvens carregadas que se forma entre o Acre e o litoral do Rio de Janeiro.
Entretanto, o fator que mais pesa para a ocorrência de tanta chuva é a temperatura das águas superficiais do oceano Atlântico Norte estar cerca de 1ºC acima da média, o que provoca uma evaporação mais acentuada, cuja umidade umidade é trazida para o continente pelos ventos que sopram daquela parte do mar.

 

ALERTA DE SÉRIOS TRANSTORNOS À POPULAÇÃO

O nível de alerta é muito alto para os próximos dias, segundo nossas análises e projeções, pois poderão ocorrer sérios transtornos à população, como rápida inundação de ruas, transbordamentos de rios e igarapés, danos às edificações, queda de árvores e deslizamentos de terra.
O Tempo Aqui alerta ainda para a rápida elevação dos níveis dos maiores rios da região. Muitos poderão transbordar e causar enchentes e inundações na próxima semana e nos primeiros dias de dezembro.
Portanto, é extremamente necessário que a população fique atenta, a fim de evitar maiores prejuízos ou transtornos nos próximos dias, evitando ficar em áreas vulneráveis às condições meteorológicas adversas.

 

RIO JURUÁ TRANSBORDA NESTE SÁBADO

O nível do rio Juruá, em Cruzeiro do Sul, atingiu a marca 12,85m na tarde desta sexta-feira, faltando apenas 15 centímetros para chegar à cota de transbordamento que é de 13 metros, o que deverá ocorrer neste sábado.
A situação poderá ficar mais grave na próxima semana, pois deverão ocorrer chuvas intensas em todo o vale do Juruá.
Em Rio Branco, o rio Acre, marcava 6,40m, na tarde desta sexta-feira, e deverá chegar próximo de 7 metros até domingo (25/11/2018).
Na próxima semana, todos os rios do Acre, de Rondônia do sul e oeste do Amazonas, das planícies da Bolívia e da região de selva do Peru deverão sofrer rápida elevação dos seus níveis, sendo que, alguns, poderão transbordar.
Acompanhe nossas atualizações diárias para ficar melhor informado sobre o tempo e a tendência do nível dos principais rios da região.

468 ad