Select Page

Alerta de temporais, com chuvas, raios, ventanias e possibilidade de queda de granizo, no Acre, Amazonas e Rondônia

VENTOS E LEVE QUEDA DA TEMPERATURA
As condições atmosféricas estarão altamente favoráveis à ocorrência de temporais, com chuvas fortes, ventanias, raios e eventual queda de granizo, nesta terça-feira – 5/9/2017 – e no dia seguinte, quarta-feira, devido à chegada de uma frente fria de fraca intensidade ao sul da Amazônia Ocidental. Não haverá incursão de ar frio e, portanto, o calor diurno vai continuar, porém as noites serão amenas.
Esta frente fria avança rapidamente na direção do leste e do sul do Acre e do sul e oeste de Rondônia, sendo que, às 13 horas desta terça-feira, já provocava temporais em vários pontos do centro e do norte da Bolívia do sudeste do Peru, assim como no alto curso dos rios Acre, Iaco, Purus, Tarauacá e Juruá.
Assim, O Tempo Aqui alerta para a alta probabilidade de ocorrência, nas próximas horas, de ventanias, chuvas, raios e possibilidade de queda pontual de granizo em qualquer município do Acre, do sul e oeste de Rondônia e do sul e sudoeste do Amazonas, além do noroeste, norte e nordeste da Bolívia e do leste e sudeste do Peru. Em alguns pontos, as rajadas de vento poderão passar de 60km/h, podendo causar transtornos à população.
No entanto, tais temporais são pontuais, ou seja, podem ocorrer com forte intensidade numa cidade e, em outra, próxima, sequer chover. As condições atmosféricas para a ocorrência de tempo severo, entretanto, abrangem toda a área que envolve o sul e o oeste da Amazônia, sendo impossível afirmar qual o ponto exato a ser atingido por um forte temporal.
A massa de ar polar que vem na retaguarda desta frente fria é fraca e, portanto, não haverá frio durante o dia, mas as próximas noites ficarão mais agradáveis, com temperaturas oscilando, ao amanhecer, entre 17 e 19ºC, em cidades como Rio Branco e Brasileia, no Acre, Guajará-Mirim e Costa Marques, em Rondônia, e Cáceres e Cuiabá, em Mato Grosso. Em alguns pontos, poderá até cair para 16ºC, ao amanhecer de alguns dias desta semana, mas como consequência principal da baixa umidade do ar, devido à incursão desta massa de ar polar.
Durante os dias, entretanto, o calor poderá aumentar ainda mais, entre quinta-feira e o próximo domingo, com temperaturas máximas, no início da tarde, oscilando entre 35 e 38ºC, exceto em Mato Grosso, onde deve variar entre 38 e 41ºC.

ALERTA DE BAIXA UMIDADE DO AR
Nos próximos dias desta semana, a umidade do ar poderá atingir valores inferiores a 25% e até abaixo de 20% no leste e no sul do Acre, assim como na maior parte de Rondônia, do sudeste e do sul do Amazonas e das planícies da Bolívia e do sudeste do Peru.
O Tempo Aqui lembra que, entre 20 e 30% de umidade relativa do ar, é caracterizado o estado de atenção para a saúde das pessoas, e entre 12 e 20%, o estado de alerta.
Já, em Mato Grosso e em Goiás, a umidade do ar poderá ficar abaixo de 12%, em algumas cidades, o que caracteriza o estado de emergência para a saúde humana, como tem ocorrido nos últimos dias.

468 ad