Select Page

Alerta de muita chuva esta semana. Rios podem transbordar. Acompanhe a previsão para o Natal e o Ano Novo.

14h10min.

Última semana da primavera será com muita chuva

    No próximo dia 21 de dezembro começará o verão, a estação mais chuvosa da Amazônia Ocidental e do Centro-Oeste do Brasil.
    Esta, portanto, é a última semana da primavera de 2019, que será com muita chuva no Acre, Rondônia, Amazonas, Mato Grosso, Bolívia e Peru. As chuvas mais intensas deverão ocorrer entre esta terça-feira e a próxima quinta-feira, devido à chegada de uma fraca frente fria na quarta-feira. Nos demais dias da semana, ocorrerão chuvas passageiras e pontuais, mas que, também, poderão ser fortes.
    As chuvas serão fortes em muitas áreas, principalmente no leste e no sul do Acre, no sul e oeste de Rondônia, no sul do Amazonas, nas planícies da Bolívia e no centro e sul da região de selva do Peru.
    Nas cidades acreanas de Rio Branco, Brasileia, Sena Madureira e proximidades, estimamos que o total de chuvas, até o próximo domingo, fique compreendido entre 70 e 150mm.
    Assim, é bastante provável que, mais uma vez, ocorram transtornos à população de áreas vulneráveis, como inundação de ruas, transbordamentos de córregos e igarapés, queda de árvores e deslizamentos de terra.
    Em Goiás e no Distrito Federal, após alguns dias de tempo bom, as chuvas retornarão a partir de quarta-feira (18/12/2019).

Níveis dos rios podem atingir a cota de transbordamento

    O nível de alguns rios Acreanos, poderão superar a cota de alerta e atingir a de transbordamento nos próximos dias, principalmente durante a semana do Natal, tendo em vista que, na próxima semana, as chuvas serão ainda mais intensas na região.
    Nesta segunda-feira, às 15h, o nível do rio Acre, em Rio Branco, era de 11,2m e continuava subindo rapidamente, devendo superar, ainda esta semana, a marca do último dia 19 de novembro, quando atingiu 12,2m. Neste mesmo horário, em Sena Madureira,, o nível do rio Iaco era de 10,1m e, também, continuava subindo.

Chuvas mais intensas do Brasil ocorreram no Acre

    Com exclusividade, informamos na semana passada que o Acre havia registrado os maiores acúmulos de chuva de todo o Brasil, quando foram registrados, na quinta-feira (12/12/2019), 125,3mm, em Brasileia, e 102,6mm, em Epitaciolândia. No dia seguinte, sexta-feira, foi a vez da cidade acreana de Feijó registrar o maior volume de chuvas de todo o Brasil, com 83,8mm,
    Esta nossa divulgação foi reproduzida nos dias seguintes pelos jornais do centrossul do Brasil.

Previsão para o Natal e o Ano Novo

    A partir de hoje, estaremos, diariamente, atualizando as previsões de tempo para os dias 24 e 25 de dezembro e para o último dia do ano, assim como para a noite da virada para 2020.
    Assim, acompanhe as atualizações que estarão inseridas nas previsões diárias.
    Na nossa primeira análise, os dias 24 e 25 próximos deverão ser com chuvas passageiras e pontuais, mas que podem ser fortes, inclusive, durante a noite, no Acre, Rondônia, Amazonas, Mato Grosso, Goiás, Distrito Federal, Bolívia e Peru.
    A mesma tendência de chuvas para o Natal deverá ser para o fim de ano e a noite da virada para 2020.


    Acompanhe nossas atualizações diárias para ficar melhor informado sobre o tempo e o nível dos principais rios da região.


O Tempo Aqui, a melhor previsão de tempo.



468 ad