Select Page

Alerta de chuvas intensas. Rio Acre já passa de 8,5m. Rio Juruá deve passar de 14m.

CHUVAS INTENSAS VÃO CONTINUAR

Como informamos há semanas, as chuvas intensas vão continuar até o fim desta primavera e durante o verão de 2018 para 2019, no Acre, em Rondônia, no Amazonas, em Mato Grosso, na Bolívia e no Peru. Deverá chover bastante também em Goiás e no Distrito Federal.
A causa principal, como publicamos anteriormente, é a elevação da temperatura superficial do oceano Atlântico Norte – entre Brasil e África -, que deve se manter com cerca de 1ºC acima da média até meados de março do próximo ano, proporcionando uma evaporação mais acentuada, cuja umidade é trazida para a Amazônia e para o Centro-Oeste do Brasil.

 

CHOVE FORTE ESTA SEMANA

Durante esta semana e até, pelo menos, a próxima segunda-feira (3/12/2018), ocorrerão chuvas intensas na maior parte do Acre, de Rondônia, do Amazonas, de Mato Grosso, da Bolívia e da região de selva e dos Andes orientais do Peru. As chuvas mais fortes, entretanto, deverão ocorrer no fim desta semana e na próxima segunda-feira, devido à aproximação e chegada de mais uma frente fria fraca e à formação de um centro de baixa pressão atmosférica entre o Paraguai e o Brasil.
Em Goiás, no Distrito Federal e no leste de Mato Grosso, as chuvas intensas dão uma trégua, mas voltam com força a partir de sexta-feira e, principalmente, a partir de sábado.

 

RIO ACRE APROXIMA-SE DE 9m

O nível do rio Acre, em Rio Branco, na tarde desta terça-feira, já passava de 8,5m, Nos próximos dias, deve ficar próximo de 9m, ou, até, passar essa marca.
No dia anterior, seu nível era de 6,8m, ou seja, em cerca de 24 horas, aumentou quase 2 metros, mas, por enquanto, não há motivos para maiores preocupações.

 

RIO JURUÁ DEVE PASSAR DE 14m

Na cidade acreana de Cruzeiro do Sul, como previmos com bastante antecedência, o nível do rio Juruá passou da cota de transbordamento, atingiu 13,40m na última segunda-feira, baixou para 13,30m nesta terça-feira, mas vai voltar a subir rapidamente nas próximas horas.
Nossas estimativas são de que o Juruá, em Cruzeiro do Sul, passe de 14m, ainda durante esta semana, não sendo surpresa se chegar a 15m na próxima semana.

 

RIO MADEIRA PODERÁ PROVOCAR ENCHENTES

As chuvas vão continuar intensas na Bolívia, principal área das nascentes dos rios que fluem para o rio Madeira, em Rondônia.
Assim, é bastante provável que, no próximo verão, o nível do maior rio rondoniense atinja valores altos o suficiente para transbordamentos generalizados.
Também, poderão provocar enchentes de proporções alarmantes os rios Guaporé e Machado, em território rondoniense.

468 ad